Psicólogo e educadora criam projeto gratuito de autoconhecimento e escuta ativa em Itabira

Tatiana Santos

Não é segredo para ninguém que a pandemia da covid-19 trouxe um impacto negativo na saúde mental da população. Muitas pessoas passaram a não conseguir lidar com suas demandas cotidianas, e somado a isso, vieram outros problemas, como os emocionais, conjugais, na criação dos filhos e diversos outros.

Para auxiliar as pessoas a encontrarem soluções para suas angústias, foi criado o projeto Mutare, que teve início nessa terça-feira (29), em Itabira. O projeto gratuito tem como foco o autoconhecimento e a escuta ativa. Mutare quer dizer metamorfose que gera mudança, ou seja, transformação de estilo de vida.

Trabalho gratuito para ouvir as pessoas

Sob a condução do psicólogo comportamental Alisson Mendonça e de sua esposa, a educadora Míriam Lemos Mendonça, o trabalho é realizado gratuitamente. Acontece todas as terças-feiras, de 9h às 11h, em parceria com a Igreja Batista Novo Tempo, que cedeu seu espaço para os atendimentos.

Os encontros são realizados em grupo, mas em casos específicos ou urgentes, a atuação será feita de maneira individualizada. “Nosso trabalho será para as pessoas se conhecerem melhor e desenvolverem o autoconhecimento, identificarem comportamentos que estejam as levando a resultados negativos na sua própria vida, por meio de padrões de comportamento e pensamentos. A finalidade é ouvir as pessoas, ajudando-as”, explana o psicólogo.

Espaço de compreensão

Dr Alisson esclarece que o projeto busca acolher as pessoas, criando um ambiente seguro, para que elas se sintam compreendidas e possam falar de suas dores. O especialista exemplifica: “O meu objetivo é ajudar as pessoas a lidarem com suas angústias, ansiedades, medos, pensamentos que levem a situações difíceis. Vamos pensar o seguinte: a pessoa que está dentro de casa, uma senhora que faz de tudo pela família, cuida da casa, dos filhos. Mas geralmente, ela labuta sozinha, não tem ninguém para falar. As pessoas não a ouvem, e ela vai ficando angustiada, sofrendo. Uma hora ela estoura”.

Mutare segue modelo semelhante aos Alcoólicos Anônimos (AA), onde através de bate papo, vídeos e atividades, os participantes  fazem reflexões, compartilham vivências, identificam seus problemas, e além de se ajudarem, ajudam outras pessoas. Alisson e Míriam projetam fazer parcerias com outros psicólogos, médicos, profissionais de educação física.

Informações

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 9 8316-4099. Caso o contato seja feito pelo WhatsApp, é necessário digitar: Quero mais informações sobre o projeto Mutare. Endereço: Rua Dr Juvenil Duarte Braga, 260, bairro Novo Amazonas (em frente a oficina do Mazaropi).

Leia também:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

 Batida entre ambulância do Samu e carro deixa 2 mortos e 2 feridos no interior de Minas

Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo uma ambulância e um carro na MG-202, em...

Vagas de Emprego Sine 22/11/2024

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA – 03 vagas Vaga para trabalhar em supermercado...