O diabetes está se tornando um dos maiores desafios globais de saúde, com quase 900 milhões de casos registrados em todo o mundo. No Brasil, a doença também cresce de forma alarmante, especialmente entre pessoas de baixa e média renda.
Segundo o endocrinologista Simão Lottenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein, a obesidade é o principal fator de risco para o diabetes tipo 2, o mais comum entre os casos. “O aumento da prevalência do diabetes no Brasil e no mundo se justifica pelo aumento da obesidade, que é, geralmente, o fator predisponente para o surgimento do diabetes mellitus tipo 2”, explicou o especialista.
Estudos apontam que os maiores aumentos na prevalência da doença foram registrados em países com menos recursos, como o Brasil. Enquanto isso, nações mais ricas têm apresentado avanços no tratamento e cobertura da doença, criando um cenário desigual. Em países pobres, cresce o número de pessoas com diabetes que não recebem tratamento adequado, agravando ainda mais os impactos dessa condição.
O alerta serve para reforçar a necessidade de políticas públicas voltadas para a prevenção da obesidade, acesso ao diagnóstico e tratamento do diabetes, principalmente nas regiões mais vulneráveis.
FONTE: VivaBem uol