Tatiana Santos
Figuras de destaque no período carnavalesco, o Rei Momo e a Rainha do Carnaval abrem a festa e recebem do prefeito as chaves da cidade. Durante o reinado, o casal recebe ainda a coroa e a faixa que os distinguem como os líderes da folia. Ela, com sua elegância e alegria, percorre o local do evento mostrando o samba no pé e distribuindo sorrisos. Já ele, com o cetro nas mãos, demonstra sua alegria e bom humor.
A corte momesca de Itabira já está formada: é composta por Leonardo Nunes e Marceline Silva. Novatos como rei e rainha, eles estiveram no programa Conexão Regional, na rádio Pontal, nesta sexta-feira (9). Hoje mesmo recebem as chaves da cidade, abrindo oficialmente a festa, com agenda a cumprir até a próxima terça-feira (13).
Quem são
Léo, como é conhecido, é professor de dança e vendedor. Ele vem de uma família tradicionalmente musical e festeira. Tanto que ele herdou mais de 1 mil discos de vinil dos tios e ainda os ouve. “Para mim, está sendo uma realização, porque eu sempre gostei muito dessa festa, dessa folia. É super gratificante”.
Marceline, por sua vez, foi na contramão da família, inclusive do marido, que é mais resrevado e não é adepto a carnavais. Porém, mesmo não gostando, segundo a rainha, pôde contar com o apoio dele. Ela, que é professora de educação física e aulas coletivas de ritbox, se diz muito satisfeita pela oportunidade, uma vez que todos os anos em que acontece a folia, ela está trabalhando. “Estou muito feliz. Foi a primeira vez que me inscrevi e consegui, graças a Deus. É um prazer enorme estar representando a nossa cidade nessa festa tão alegre”, se empolgou.
Seleção
Marceline contou que já era um desejo antigo participar da seleção para rainha do Carnaval, mas sempre o prazo já havia encerrado e ela não conseguia garantir participação. Porém, neste ano, se encontrou com Léo e o perguntou sobre o processo, sendo alertada por ele que o prazo a enviar o vídeo para a organização estava acabando exatamente naquele dia. O critério era que os candidatos enviassem uma gravação mostrando o samba no pé. Ele também resolveu fazer a inscrição. Ambos, no último dia de aceite.
Ele havia comentado com uma amiga de seu desejo em participar e queria aproveitar que que ainda estava com 44 anos. Léo contou com o incentivo da família e de vários amigos. “Eu sempre via a figura do rei com uma certa admiração, mas me faltava oportunidade. Sempre tinha algum problema que me impedia de fazer a inscrição”.
Dando o melhor de si
Mesmo aos 45 minutos do segundo tempo, eles conquistaram a coroa e prometem dar o melhor de si nesta folia: “Vai ser um Carnaval inesquecível no sentido de bom, de gostoso de você lembrar do Carnaval como um Carnaval legal, bonito esse de 2024. É isso que a gente quer: levar alegria por onde a gente passar, fazendo com que o Carnaval seja o melhor de todos os tempos”, projetou Léo. Marceline fez coro e garantiu: “À noite [prometo] muito brilho, muito sorriso no rosto, muita foto. Quero convidar a comunidade a participar do Carnaval, que vão ser cinco dias maravilhosos só de festa e [convido] a prestigiar a nossa cidade, os eventos”, convidou a rainha.