Tatiana Santos
O meio-campista itabirano Renan Oliveira está de volta para sua cidade natal. Ele defenderá a camisa do Valeriodoce no Módulo II do Campeonato Mineiro em 2025. O esportista de 35 anos jogava no Sobradinho Esporte Clube, no Distrito Federal. O anúncio do retorno foi feito na rede social do próprio Valério nessa quinta-feira (27/03), quando o clube divulgou também outros nomes que integrarão a equipe para a próxima temporada.
Empolgado e ao mesmo tempo, ansioso, Renan informou à Rádio Pontal que tem boas expectativas de retornar a Itabira, especificamente ao Valério, clube onde iniciou sua carreira no futebol. “É uma alegria imensa poder estar voltando para a cidade, onde tudo começou. É um sentimento único, é uma ansiedade poder já estar estreando, de poder estar representando as coisas do Valério”, descreveu.

O itabirano, que já atuou no Atlético Mineiro, deverá estrear no Dragão no dia 3 de maio, em confronto com o Muriaé, no Estádio Soares de Azevedo. A trajetória do atleta começou ainda nos anos 2000. O pontapé inicial foi na categoria de base no futsal do Valério.
Segundo ele, durante esse começo de carreira, grandes treinadores participaram de sua caminhada, dentre eles, se destacaram Basilinho, Vandinho, Clayson, Hota, Daniel, Gies. Na sequência, ele conquistou uma vaga na equipe de base do Atlético Mineiro, com 13 para 14 anos. Ainda no Galo, se profissionalizou aos 18 anos, e foi eleito revelação do Campeonato Mineiro pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Ele chegou a dividir os gramados com Ronaldinho Gaúcho.
Vasto currículo
Em seu currículo está a contratação pelo Futbolo Klubas (FK) Sūduva, da Lituânia. Essa porta aberta, para ele, foi uma vivência da qual se alegra em ter conquistado. “Foi uma experiência muito boa na minha vida, gratificante. Tinha esse sonho de jogar na Europa e pude realizar. Então esse é um pouquinho da minha história”, resume. Desde novembro de 2024, o jogador estava como contratado do Sobradinho.

Apesar de uma história cheia de vitórias em diversos clubes pelo Brasil e pelo mundo, como escreveu o Valério nas redes sociais, o bom filho à casa torna, e é motivo de felicidade para Renan, que agora estará mais próximo da família e dos torcedores itabiranos: “Isso é muito legal esse sentimento que eu estou sentindo. Poder estar perto dos familiares, dos amigos também, dos amigos de infância. Isso é muito bacana. Espero que eu possa corresponder, que eu possa contribuir para que o Valério possa alcançar os seus objetivos”, finalizou o esportista.