Na terça-feira (1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul. O estado está sob risco de chuvas intensas, com previsão de volumes entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm em um único dia. As regiões mais afetadas incluem o Sudoeste, Sudeste, Centro e Noroeste, além da região metropolitana de Porto Alegre.
O alerta aponta ainda ventos fortes, entre 60 e 100 km/h, e possíveis quedas de granizo, elevando o perigo de cortes de energia, quedas de árvores e alagamentos. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 55 cidades já foram atingidas pelas chuvas desde o último dia 21, e os acumulados de chuva variam entre 30 e 80 mm nas áreas mais afetadas, como a Campanha, Sul, Costa Doce, e Serra.
Nesta madrugada e manhã de quarta-feira, a frente fria continua a atuar no Norte do estado, com chances de temporais e ventos acima de 90 km/h. A partir da noite, a previsão indica que o tempo deve começar a firmar, com tendência de estabilidade para quinta-feira (3) em todas as regiões.
Orientações da Defesa Civil: mantenha-se em segurança, evite áreas alagadas e não hesite em acionar os serviços de emergência pelos números 190 ou 193 se necessário.
FONTE: Agencia brasil