Tatiana Santos
O ex-prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil), se reuniu na manhã desta quarta-feira (08/05) com lideranças políticas e imprensa local para anunciar sua desistência como pré-candidato a prefeito e declarar apoio a Neidson Dias Freitas (MDB). O encontro foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira.
Ronaldo aproveitou para falar de algumas obras que foram feitas em sua gestão, como Avenida Mauro Ribeiro Lage, Avenida Integração, que liga os bairros Gabiroba e Machado, e a nova Delegacia Regional de Polícia Civil, construída na avenida Prefeito Li Guerra. O político ainda falou de alguns outros projetos que seriam executados caso tivesse se elegido no último pleito.
Motivo da desistência
Ele garantiu que a desistência não foi da noite para o dia: “Essa decisão, ela foi muito bem pensada, analisada. E eu vejo hoje, nós que queremos uma Itabira melhor, desenvolvida com um governo coerente, um governo sério, um governo que pensa no futuro da Itabira, nós temos que unir”. O ex-prefeito disse entender que seu recuo tem um objetivo: “Então, eu decidi. Eu tinha toda condição de disputar, mas estou recuando da minha pré-candidatura exatamente para buscar essa união de todos”, declarou.
O ex-prefeito disse que está preparado para apoiar o emedebista como pré-candidato a prefeito de Itabira, e que não teria exigido nenhuma pré-candidatura, como a vereador, vice-prefeito ou outro cargo público. Magalhães afirmou que pretende, com isso, demonstrar que sua desistência é exatamente para fortalecer a oposição e tentar ganhar a eleição deste ano de 2024. Sobre uma possível mudança de percurso em apoiar Neidson, Ronaldo garantiu que há uma discussão interna sugere exatamente o nome do atual vereador.
Pesquisa de opinião
Nesta semana saiu uma pesquisa mostrando possíveis cenários entre os principais nomes de candidatos a prefeito. Questionado se esse levantamento pesou sobre sua decisão, o político afirmou que não, pois o cenário muda muito e que é necessário união. Sobre o levantamento, ele esclareceu em detalhes: “Não [pesou sobre a desistência]. A pesquisa existe. Mas você vê que sempre acontece em Itabira o seguinte nas eleições: as oposições são bem apertadas, as diferenças de votos de situação e oposição é pequena, certo? Então, por exemplo, sempre o governo tem mais ou menos 50% dos votos e oposição 50%. Então não adianta dividir os 50%, que nós vamos perder. Então, nós temos que unir para vencermos, é isso que nós vamos fazer”.
Chapa forte no Legislativo
Ele também aproveitou para declarar que estão montando uma chapa forte de pré-candidatos a vereador por Itabira, e que a partir de agora, trabalhará para uma possível vitória de Neidson.
Vida e carreira política
Ronaldo Magalhães fará 73 anos no próximo dia 27 de maio. É empresário, natural de Santa Maria de Itabira e é formado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas). Foi vereador de 1997 a 2001, prefeito em Itabira de 2001 a 2004. Foi eleito como deputado estadual por Minas Gerais, ocupando vaga aberta pelo afastamento de Dilzon Melo, de 2007 a 2010. Foi eleito novamente como prefeito de Itabira entre 2017 a 2020, quando foi vencido pela chapa Marco Antônio Lage (PSB) e Marco Antônio Gomes.