Tatiana Santos
Oleosidade excessiva, caspa, dermatite seborreica… São vários os problemas de ordem capilar que incomodam as pessoas e somente com muitos cuidados é possível resolvê-los. Para tanto, a profissional da beleza com mais de 20 anos de atuação na área dos cabelos em Itabira, Naura Couto, falará sobre alguns e como se livrar deles. Ela ainda é terapeuta capilar e tricologista.
De acordo com a profissional, há várias enfermidades que podem afetar as madeixas e até o couro cabeludo. Para tanto, ela trabalha em parceria com os dermatologistas e há um limite onde, como terapeuta, Naura pode atuar. Então, encaminha o cliente a uma dermatologista. “Por exemplo, quando nós falamos de dermatite seborréica, a famosa caspa, é um tratamento que deve ser feito com um dermatologista, não com um cabeleireiro. A caspa, a dermatite seborréica, é uma enfermidade que infelizmente não tem cura, mas sim, tem controle”. Os sintomas são descamações, que podem ser soltas ou mais pastosas.
O problema pode ser de ordem genética, de algum remédio que foi utilizado, algum tratamento que ocasionou. Algumas enfermidades afloram esse problema e pode ocorrer, tanto no couro cabeludo, quanto na região do rosto, pescoço e das orelhas. Afeta desde um recém-nascido a um adulto. Apesar de não haver cura, existem xampus que auxiliam muito no tratamento, assim, como produtos que são ingeridos e devem ser direcionados pelo dermatologista.
Queda de cabelo
Quando se fala em queda, a profissional lembra que também são várias as causas. “Sempre a gente trabalha junto com algum médico para fazer os exames e ver quais são os sintomas e o que pode estar acontecendo com a pessoa para levar a essa queda”, destaca. Alguns fatores como a Covid, podem causar queda de cabelo. Também a alopecia, que são quedas que vão ocasionando a alopecia hidrogenética ou mesmo a calvície feminina.
Outro problema diz respeito à quebra do cabelo, que foi ocasionado por alguma química, ocorreu o corte químico. Há situações em que o cabelo está fragilizado, muito ressecado ou poroso. “Hoje, nós temos tratamentos que resolvem isso com apenas uma sessão. Nós temos também produtos, que é o home care, que ela vai usar em casa para tratar esses problemas”. Naura não cobra para fazer essa avaliação.
Limpeza capilar
A profissional ressalta que lavar o cabelo com frequência é muito positivo para os fios. O ideal é que a limpeza seja dia sim, dia não, para que o couro cabeludo fique higienizado. E na hora de lavar é muito importante que seja retirado totalmente o shampoo. “Às vezes as pessoas não enxaguam bem, fica resíduo e isso pode ocasionar algum problema. Então lavar o cabelo um dia sim, um dia não para as mulheres que têm cabelos grandes. E os homens, lavar todos os dias não tem problema nenhum, não faz mal, muito pelo contrário, é muito positivo”.
Outra coisa é evitar dormir com os cabelos molhados. Se precisar lavar à noite, é necessário que seque o cabelo com uma toalha ou secador, tirando todo o excesso de água e não dormir com o cabelo totalmente molhado. O ideal é higienizar mais cedo, pois o cabelo demora cerca de 48 horas para secar totalmente internamente. Se for usar o secador, a temperatura não deve ser alta.
Chapinha e altas temperaturas
Também, usar muita chapinha, secador em excesso com temperatura muito alta, danifica os fios, principalmente para as pessoas que têm o cabelo cacheado. Pode acontecer, no uso de chapinha, o alisamento térmico, casando perda do grau de cachos desse cabelo.
Por fim, Naura orienta que as pessoas se informem com um profissional da beleza antes de comprar um produto, pois um que serve para a amiga, nem sempre atenderá seu problema capilar. “Então, usar sempre o conhecimento do profissional, um profissional qualificado, que a gente tem vários aí no mercado, na nossa cidade. Então pegar a orientação certa e comprar os produtos que é direcionado para o seu tipo de cabelo”, recomenda.
Leia também: