Salário mínimo teve reajuste acima da inflação em 2025; veja valor

Governo limitou reajuste em R$ 7 devido à nova regra de controle de despesas públicas; pagamento é registrado desde fevereiro

Desde fevereiro de 2025, os trabalhadores brasileiros recebem o novo salário mínimo nacional de R$ 1.518. O reajuste entrou em vigor em 1º de janeiro, mas o pagamento com o novo valor começou a ser feito no mês seguinte, seguindo as regras da legislação trabalhista.

O aumento foi de R$ 106, equivalente a 7,5%, índice superior à inflação registrada no período, mas ficando R$ 7 abaixo do que poderia ter sido aplicado. Caso fossem os critérios anteriores de cálculo fossem mantidos neste ano, o piso poderia ter chegado a R$ 1.525.

A diferença se deve à nova regra fiscal que passou a vigorar em 2024, estabelecendo um teto de 2,5% para o crescimento das despesas públicas. Assim, mesmo com o Produto Interno Bruto (PIB) tendo crescido 3,2%, o reajuste considerou apenas o limite permitido.

O salário mínimo é referência não apenas para a remuneração de trabalhadores formais, mas também para benefícios pagos pelo INSS e programas assistenciais. Por isso, o governo adotou medidas de contenção para evitar impacto excessivo nas contas públicas.

Fonte: O tempo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Outubro Rosa: diagnóstico precoce do câncer de mama vai além do autoexame

A campanha Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e ajuda a...

Namorados na adolescência se reencontram após 52 anos e se casam no Espírito Santo

Parece enredo de filme mas é vida real: dois namorados da época da adolescência se reencontraram...

Dívida pública brasileira alcança R$ 11 trilhões e chega a 82,9% do PIB

A dívida pública brasileira atingiu R$ 11,1 trilhões em agosto, equivalente a 82,9% do Produto...