Tatiana Santos
Como parte das comemorações dos 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o 26º Batalhão realiza a Ação Cívico-Social neste sábado (18/10) em Itabira. O evento acontecerá na Praça Acrísio Alvarenga e tem o objetivo de aproximar a polícia da comunidade e apresentá-la seu portfólio de atuações. A iniciativa contará com diversas atividades para as crianças e prestação de serviços aos cidadãos.
A ação conta com a parceria de empresas privadas, instituições de ensino e órgãos públicos, que também mostrarão seu trabalho à população com serviços disponibilizados gratuitamente. Haverá distribuição de pipoca, algodão doce e picolé para a meninada. De acordo com a tenente Kelly Gomides, a Polícia Militar colocará estandes no local, reunirá viaturas e policiais estarão presentes.
Ela ressalta a importância dos apoiadores da ação social: “Esse evento só está acontecendo porque os outros órgãos e as outras instituições estão em parceria conosco. Então, essa parceria é muito importante para que o evento aconteça, e a gente percebe o bem que a gente faz para a comunidade”. Ela adianta que no evento, colegas de corporação mostrarão seus talentos: “A inovação dessa vez é a apresentação musical dos policiais. São militares que no cotidiano trabalham no operacional, mas que amanhã vão estar nos prestigiando com a música. E também a nossa fanfarra do Colégio Tiradentes”, conta.
Um dos pontos altos da festa serão os mascotes PM Amigo Legal, representando a corporação, o leão Daren, do Programa de Prevenção às Drogas (PROERD), Florestinha, da Polícia do Meio Ambiente, e ainda, Foguinho, que é o mascote dos bombeiros. Sobre o carinho das crianças, sargento Alessandra avalia: “É uma das respostas mais positivas e gratificantes que a gente tem no nosso trabalho. A melhor coisa que pode acontecer é a gente ser abordado por uma criança. Eu brinco que antigamente a gente era convidado só para os problemas. Hoje não, também recebemos convite para os aniversários, porque as crianças estão começando a ver a polícia militar como um amigo”.
Parcerias relevantes
Dentre as parcerias, estão a Polícia Civil, que também levará para a praça seus equipamentos e policiais. O 6º Pelotão de Bombeiros Militar estará com o caminhão de combate a incêndio, em que a comunidade poderá tirar foto, conhecer o veículo e entrar nele para ficar bem próximo dos bombeiros. Os jovens do projeto Bombeiro Mirim também participarão, bem como militares do preventivo da 83ª Cia e da 89ª Cia representando a Companhia Tático Móvel, as Rondas Ostensivas com Cães (ROCCA) e a Patrulha de Prevenção da Violência Doméstica (PPVD).
Ainda marcarão presença representantes do Ministério Público, do Judiciário com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Cidadania, assim como a Defensoria Pública, que terá uma van itinerante de serviços jurídicos. Participação da Sociedade Ambiente Vivo (SAVI), que tem 20 anos de ações ambientais em Itabira.
A Funcesi, Faculdade Anhanguera, UNA Itabira e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei Itabira) levarão estudantes universitários para prestação de serviço de saúde e orientações jurídicas, odontológicas e referentes aos cursos das instituições de ensino. A SpeedFox fará uma caminhada da saúde em referência ao Outubro Rosa, relativa à prevenção do câncer de mama. Haverá ainda, uma aula de dança e apresentação dos alunos da ginástica de trampolim do Centro Olímpico Itabirano (COI) e da equipe de Cheerleaders.
Quebrar paradigmas
Sargento Alessandra reconhece a relevância da iniciativa e destaca que levar conexão entre a corporação e os cidadãos poderá quebrar paradigmas, mostrando que o trabalho policial é muito mais do que efetivar prisões. “É mostrar que não existe uma distância entre a Polícia Militar, os outros órgãos públicos e a comunidade, o que é muito importante. Porque a gente sempre brinca, quando um pai vira para a mãe e fala: ‘a polícia vai te prender’. São esses tipos de mitos que a gente quer quebrar”, diz.