Itabira, assim como muitas outras localidades de Minas Gerais, tem enfrentado uma grave crise hídrica nos últimos meses, agravada pelo calor intenso e escassez de chuvas. Essas condições climáticas extremas têm comprometido seriamente a vazão dos mananciais que abastecem a cidade, resultando em uma situação crítica para o abastecimento de água na cidade. Segundo o Climatempo, não chove em Itabira nos próximos 15 dias, e a previsão é de temperaturas entre 14° e 25°.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) tem se desdobrado para amenizar a situação com medidas alternativas. No entanto, devido à severidade da seca, o volume injetado ainda tem sido insuficiente para equilibrar o sistema de abastecimento da cidade e atender a demanda da população.
Para mitigar a crise, desde meados de julho, a pedido do Saae, a Vale passou a fornecer cerca de 30 litros por segundo (l/s) a mais, por dia, distribuídos nos sistemas Areão, Anel Hidráulico e Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe. Na segunda quinzena de agosto o Saae iniciou uma captação emergencial no Córrego Rio de Peixe. Atualmente, é realizado o bombeamento por 12 horas por dia, com um acréscimo de aproximadamente 12 l/s no fornecimento de água no sistema abastecido pela ETA Pureza.
A autarquia trabalha para alcançar a capacidade de 50 l/s e estuda a ampliação dessa captação emergencial para 24 diárias. Além disso, outras estratégias têm sido avaliadas pela equipe técnica e diretoria operacional.
Orientações
Diante desse cenário, a economia de água tornou-se uma necessidade urgente. É essencial que toda a população de Itabira adote práticas de conservação e evite o desperdício. Medidas simples, como reduzir o tempo no banho, evitar o uso de água para atividades não essenciais, como lavar carros e calçadas, podem fazer uma grande diferença. Cada ação individual conta e pode contribuir para aliviar a pressão sobre o sistema de abastecimento.
De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
Atendimento ao cliente
O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número: (31) 3839-1330.