Semana da Criatividade teve feira com diversas atividades em Itabira, dizem integrantes

Ézio e Eduardo destacam a importância da Semana da Criatividade-Foto: Galvani Silva

Tatiana Santos

Com início nesta segunda-feira (21/04) até o próximo dia 26, acontece mundialmente a Semana da Criatividade, a World Creativity Day (WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Itabira não ficou de fora e também tem vasta programação referente à data.

Eduardo Martins, coordenador de articulação política da Prefeitura de Itabira, e Ézio Dias, da Associação Comunitária do Bairro Campestre (Acobac) contam sobre o projeto no município.

Dentro da Semana comemorativa, acontecerá a primeira edição da Feira Itabirana da Criatividade, que é baseada em lei sancionada em 17 de março, proposta pela vereadora Dulce Citi. Conforme Eduardo, o foco é englobar todo potencial criativo e voltado à economia municipal.

A abertura da feira foi na pracinha do Campestre nesta segunda-feira (21), com atividades até às 18h. A iniciativa mescla, desde pessoas que lidam com artesanato, culinária, até a costureira, ou seja, ações/pessoas que promovem geração de renda. “E isso é uma fatia significativa da nossa renda municipal. A Semana veio justamente para poder dar esse brilho, pegar essas pedrinhas em todos esses pontos e juntar todo mundo num grande caleidoscópio, uma imagem colorida, demonstrando para a nossa população o potencial que a gente tem dentro dessa economia criativa”, exemplifica.

Oportunidade importante

Ézio explica que o artesão pôde levar seus produtos para vendas. Houve show artístico, intervenções culturais, área de
alimentação, de gastronomia e diversas ações.

Para Ézio, é uma excelente oportunidade para toda a população. “Então, a feira teve esse privilégio de se firmar primeiro, e agora tem essa Semana da Criatividade, então a gente conseguiu engajar junto da Semana da Criatividade, tanto é que a gente vai ter o privilégio de fazer um dos eventos da abertura. Com a energia da nossa feira que já vem se firmando, que a gente está trazendo para o bairro. Já não é do bairro mais, é da cidade”, descreve.

No dia 26, o local de atividades será a praça Mário Carvalho, próximo da Aposvale e
da Cosemi, com uma série de eventos a partir das 16 horas.

Geração de renda

Na perspectiva de Eduardo, que também é artesão, o evento se mostra uma oportunidade de geração de renda e crescimento. Como Itabira tem uma economia criativa pujante, o artesanato tem grande potencial e acaba por movimentar uma fatia muito grande de mercado, atendendo não somente às pessoas, mas também ao comércio em diversas áreas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

‘6° Congresso de Mulheres’ da Igreja Luz e Vida trabalhará questões emocionais e de identidade; inscrições abertas

Tatiana Santos No dia 24 de maio será realizada em Itabira a 6ª edição do Congresso de Mulheres da...

Power Couple Brasil: Record muda data de estreia do reality show; confira curiosidades sobre o casal de apresentadores

A Record alterou a data de estreia do novo Power Couple Brasil, que retorna à grade de...

Exposição de orquídeas será realizada nos dias 3 e 4 de maio em Itabira, na sede da Acita

Tatiana Santos Itabira estará mais florida entre os dias 3 e 4 de maio com a realização da 14ª...