Tatiana Santos
As associações são entidades importantes para toda a sociedade e são organizações resultantes da reunião legal entre diversas pessoas, em prol da realização de um objetivo comum. Itabira possui inúmeras, sendo que uma delas é a Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (Aifa). A entidade atua com a realização de oficinas de artesanato, onde são ministradas técnicas artesanais.
Criada há seis anos por Sheila Kimura, a Aifa fica no Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal), em Itabira. Segundo conta, a história começou a partir de um grupo de mulheres que receberam cursos da Secretaria de Ação Social. Por meio dessas capacitações, a prefeitura facilitou que o grupo expusesse seus produtos produzidos a partir do curso, na feira da praça Acrísio Alvarenga.
Com barracas cedidas pelo governo municipal, as mulheres fizeram a exposição de suas produções: “Acontecia todo segundo sábado do mês, então elas começaram fazendo essas feiras, e de lá, veio a necessidade de formar a associação. Nós fundamos a associação em 2018. Temos certificação municipal, e o trabalho que nós fazemos é muito importante para a comunidade”, argumenta a presidente.
Tudo gratuito
As oficinas ministradas são uma parceria com a prefeitura através de um termo de fomento. Por meio desse termo, é possibilitada a oferta das oficinas sem valor de inscrição, gratuitamente, com material também sem custo. As peças produzidas são levadas pelas alunas, que ainda recebem um certificado de conclusão da associação.
A presidente da entidade lembra ainda, que há uma parceria muito importante com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), onde a Aifa ministrou duas oficinas para os recuperandos. “Esse ano com certeza nós vamos dar também duas oficinas lá [na Apac], e estamos em parceria com o Centro de Convivência InterAgir”, ressalta Sheila. O Centro de Convivência InterAgir trabalha com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itabira que já foram estabilizados e com quaisquer pessoas interessadas.
De acordo com Sheila, assim como a Apac e o Centro InterAgir, a Aifa está aberta a firmar parceria com todas as associações de bairro da cidade para levar instrução sobre as técnicas de artesanato. Isso, para provar que conhecimento repassado, é conhecimento que se multiplica.