Após sucessivas ondas de calor, a região Sudeste terá um período mais longo de dias com temperaturas mais frias na região graças a atuação de massas de ar frio mais intensas ao longo da próxima semana.
Para aqueles que estavam sentindo falta do frio na região Sudeste depois de sucessivas ondas de calor, uma boa notícia: pelo menos até a próxima semana o frio predominará em grande parte da região.
No último final de semana finalmente tivemos a passagem de uma frente fria que conseguiu derrubar de vez as temperaturas na região Sudeste. No domingo (26) a cidade de São Paulo registrou a temperatura máxima mais baixa deste ano de 17,5°C e a menor temperatura mínima de 14.2°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O mesmo ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, que registrou a menor temperatura máxima do ano, de 22.2°C.
O tempo no Brasil nesta semana: ciclone impulsiona massa de ar frio e garante dias gelados em boa parte do centro-sul
O ciclone extratropical que está tomando forma na costa das regiões Sul e Sudeste no início desta semana, inclusive provocando chuvas significativas em partes do Sudeste nesta segunda-feira (27), dará origem a uma frente fria que será responsável por carregar uma nova massa de ar frio pelo Centro-Sul do Brasil. Essa nova massa de ar frio derrubará as temperaturas novamente nos próximos dias.
No sul dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais o frio chegará com mais intensidade entre quarta e quinta-feira, e na porção mais central e norte desses estados o frio será mais intenso a partir de quinta. A cidade de Belo Horizonte deverá registrar uma queda das temperaturas a partir de quinta. Na sexta (31), mesmo com o sol aparecendo, as temperaturas máximas deverão ficar entorno de 25°C e as mínimas entre 12 e 13°C.
As temperaturas voltarão a se elevar gradualmente na região a partir de sábado (01), enquanto as temperaturas mínimas continuarão mais amenas, as temperaturas máximas voltarão a ultrapassar os 20ºC em grande parte do Sudeste e podendo alcançar até os 25ºC na segunda-feira (03). Porém, uma nova frente fria na próxima semana poderá novamente derrubar as temperaturas em algumas áreas. Fonte: Meteored