O grupo Cencosud Brasil e a rede Supermercados BH assinaram, na última sexta-feira (7), um acordo para a venda das operações da varejista Bretas em Minas Gerais. O contrato, no valor de R$ 716 milhões, inclui 54 supermercados, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição (CD) e outros ativos relacionados. Vale ressaltar que a negociação ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao cumprimento das condições contratuais habituais neste tipo de operação.
Atualmente, a rede Bretas conta com lojas nos modelos de supermercado e atacarejo nos estados de Minas Gerais e Goiás. No entanto, o acordo prevê apenas a venda das unidades mineiras, mantendo as 26 operações goianas sob o controle da Cencosud Brasil. O acordo firmado com a rede Supermercados BH considera a cessão de aluguel de um contrato de imóvel de propriedade da Cencosud e cessão dos contratos de aluguéis dos imóveis restantes.
O contrato também inclui a venda de estoques, equipamentos, instalações e outros ativos fixos requeridos pela operação no Estado. Apesar de o contrato ter o valor de R$ 716 milhões, esse montante ainda pode ser ajustado no momento do fechamento em função do capital de trabalho líquido e outras condições estabelecidas no contrato.
Cencosud Brasil foca em outros mercados
A empresa que detém as operações do Bretas no Brasil é uma subsidiária da multinacional chilena Cencosud no País, que também conta com operações na Argentina, Peru, Colômbia e Estados Unidos. A companhia ainda possui um escritório comercial na China e um Centro Tecnológico e Digital no Uruguai, além de empregar mais de 11 mil funcionários.
No Brasil, além do Bretas, a empresa também é proprietária das bandeiras GBarbosa, Mercantil Atacado, Perini, Prezunic, SPID e GIGA Atacado. A Cencosud Brasil está presente em Minas Gerais (inclusive, Itabira), Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. Fonte: Diário do Comércio