Tatiana Santos
Os profissionais de nível técnico são importantes especialistas em suas áreas de atuação, e além de possuírem qualificação específica, carregam habilidades e capacidades primordiais na obtenção de resultados. Não é à toa que têm um dia que representa a classe: 23 de setembro, comemorado na última segunda-feira. O Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico reforça a importância dos cursos técnicos no mercado de trabalho, conforme argumenta a supervisora pedagógica da unidade do Senac em Itabira, Lorena Assis Gomes.
Ela explica que esse tipo de capacitação é procurada por alunos que buscam uma qualificação de maneira mais rápida. Normalmente, os cursos técnicos têm duração de 18 até 24 meses, permitindo que os jovens ingressem mais rapidamente no mercado de trabalho.
Ao invés de se matricularem em uma universidade, muitos estudantes preferem os cursos técnicos exatamente pela oportunidade de conquistarem o emprego e acessarem uma faculdade posteriormente. O foco é aprimorar e verificar se gosta mesmo daquela área, para depois procurar graduações ou outros cursos em determinada área. “É até uma forma também dele ter aquele primeiro contato com a área de trabalho, com a ação profissional. Então, muitas vezes ele vem para o curso técnico buscando isso”, aponta.
Maior procura
Dentre os cursos mais procurados no Senac Itabira estão os técnicos de Segurança do Trabalho, em Enfermagem, técnico em Administração, que são o carro-chefe da unidade. Tanto, que quando as matrículas são abertas, as vagas se encerram já no primeiro dia. Mas a unidade também oferece técnicos em Informática, em Redes, em Marketing, e em Recursos Humanos.
De acordo com a supervisora, o aluno, especificamente em Itabira e região, tem a possibilidade de atuar na Vale ou nas empreiteiras que buscam profissionais na unidade. Além dessa empregabilidade em diversas empresas, existe ainda a oportunidade de realização de estágio, como acrescenta Lorena: “É aquele primeiro contato também que ele vai ter com o mercado de trabalho, atingindo a questão da experiência, enquanto ele ainda é aluno de Senac, porque ainda está estudando. Então, é uma oportunidade muito grande também de ingressar no mercado de trabalho”.
Há casos de alunos que ao encerrarem o estágio técnico são absorvidos e contratados pelas empresas que usufruíram de sua mão de obra.
Conhecimento que sobrepõe à insegurança
Lorena destaca que pode haver uma insegurança ao buscar um curso técnico. Isso acontece pelo desconhecimento sobre a área de ensino, os conteúdos a serem estudados. No entanto, esse receio acaba quando o estudante comparece ao Senac. Lá, tira suas dúvidas e busca entender as áreas que tem de interesse, até para ser direcionado pela equipe aos cursos técnicos que estão mais alinhados ao perfil. O jovem pode até mesmo passar a gostar do curso no decorrer do aprendizado, como aconteceu com a própria supervisora pedagógica.
“No meu caso mesmo, eu comecei como técnica em Administração, para ver se eu gostava da área. Depois, fiz a graduação, fui para a área de Educação, e aqui estou eu, depois de muito tempo. Mas a minha carreira também começou no curso técnico. Então é possível se apaixonar, gostar da área”, se anima Lorena.
Por essas e outras, é perceptível a importância dos profissionais técnicos, sendo fundamental se aperfeiçoar, buscando cada degrau para o sucesso na profissão.
O telefone do Senac é: 3067-4050. O funcionamento é de 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Sábados, de 8h às 12h.