Foi cumprido um mandado de prisão preventiva nesta segunda-feira (5) a pedido do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (5)
O homem apontado como o responsável pelo plano frustrado de ataque a bomba ao show da cantora Lady Gaga no Rio de Janeiro foi preso novamente nesta segunda-feira (5) no Rio Grande do Sul.
O suspeito havia sido detido no último sábado (3), mas foi solto após pagamento de fiança e não compareceu à audiência de custódia.
Nesse domingo (4), a Juíza de Direito Fabiana Pagel, do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), determinou a prisão preventiva do investigado.
A magistrada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) considerou que o fato de o suspeito estar sob investigação de crime de terrorismo, atentado e discurso de ódio e por ter em sua posse três armas de fogo não é cabível a aplicação de medidas cautelares diversas da segregação preventiva.
Investigação
A operação, deflagrada em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cumpriu 15 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé, no Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.
Segundo a inteligência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), o grupo disseminava discurso de ódio e preparava um plano contra crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+.
Os envolvidos são suspeitos de recrutar participantes, inclusive menores de idade, para a realização de ataques com explosivos improvisados e coquetéis molotov.
A PCERJ afirma que o plano era tratado como um “desafio coletivo” para obter notoriedade nas redes sociais.
“Os alvos da operação atuavam em plataformas digitais, promovendo a radicalização de adolescentes, a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos como forma de pertencimento e desafio entre jovens”, detalhou a Polícia Civil em comunicado.
🚨OPERAÇÃO FAKE MONSTER‼️ | A Polícia Civil RJ, em conjunto com o Ministério da Justiça, impediu um ataque a bomba que ocorreria no show da Lady Gaga, em Copacabana, Zona Sul RJ. O responsável pelo plano foi preso e um adolescente apreendido. pic.twitter.com/oa39v5YWEd
— Polícia Civil RJ (@PCERJ) May 4, 2025
FONTE: ITATIAIA