No próximo domingo, 6 de outubro, dia de eleições municipais, o transporte coletivo de Itabira funcionará com itinerários e horários especiais, com cobertura da área urbana e extensão rural, além da tarifa zero. A medida da Prefeitura de Itabira tem respaldo no Superior Tribunal Federal (STF) e foi adotada por diversos municípios em todo o país.
A medida tomada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita), atende a uma recomendação do Superior Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Resolução nº 23.736, de 27 fevereiro de 2024.
A gratuidade no transporte público ainda leva em consideração o voto ser obrigatório e a questão do transporte público ser um direito social. O quadro de horários e as linhas regulares estarão disponíveis para consulta, a partir de quinta-feira (3), no seguinte link: https://transportescisne.com.br/res/site/doc/comunicados/1727813181.pdf.
Em Itabira a gratuidade no transporte será durante todo o dia da eleição. De acordo com a Transita, para atender a zona rural, em algumas comunidades situadas distantes dos itinerários da linha regular ou em área de difícil acesso, serão utilizados veículos escolares para o transporte de eleitores até a seção eleitoral nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema.
Os veículos da Secretaria Municipal de Educação (SME) terão 10 itinerários e 20 viagens. Os ônibus sairão do Centro Cultural – avenida Carlos Drummond de Andrade – em dois horários: às 6 e 13 horas, com retorno às 10 e 17 horas.