Tatiana Santos
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) está em festa, pois a instituição comemora110 anos, a Associação dos Diplomados Unifei (AD-Unifei) celebra 100 anos, o campus de Itajubá, 50 anos, e o de Itabira, 15 anos. Para comemorar este marco, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) está divulgando ações e iniciativas realizadas nos campi de Itabira e Itajubá.
A pró-reitora de Extensão, que atua em Itabira e Itajubá, Giselle de Paula Queiroz Cunha, esteve no programa Conexão Regional, da rádio Pontal (para falar sobre essas ações. Conforme explicou, o campus de Itabira está trabalhando diversos projetos, com inúmeras iniciativas, sendo que são sete empresas juniores, seis equipes de competição e cinco ambientes de inovação, que são iniciativas antigas, que nasceram antes mesmo da criação do campus itabirano.
Segundo esclareceu, somente em 2023, até o momento, já foram desenvolvidas 75 iniciativas de extensão. “Uma delas, em comemoração aos 110 anos da Unifei, é dar visibilidade aos projetos que impactam a comunidade para que a comunidade saiba que nós estamos fazendo para além daqueles que estão diretamente recebendo ou atuando com nossos alunos”, afirmou.
Conciliação de agenda
A instituição está mobilizando as agendas das secretarias municipais de Itabira e Itajubá, repassando a agenda de eventos, para que a comunidade acadêmica possa participar e desenvolver projetos em conjunto com a comunidade em que se está inserida. “A receptividade tem sido muito grande. Isso aí é muito importante para que a Unifei possa estar participando das discussões, indiferente das situações. Toda ação que tiver, nós queremos estar. A gente quer que tenha continuidade essa sistemática”, adianta.
Mais dois cursos para Itabira
Até o momento, são nove cursos de engenhara disponibilizados no campus itabirano, mas a universidade se prepara para implantar o curso de Matemática Tecnológica, que é voltada para a indústria. Outro curso é BC Tec (Bacharelado em Tecnologia da Informação) na modalidade EaD, mas com encontros presenciais para desenvolver atividades em conjuntos. O curso deve iniciar em breve, e a Unifei Itabira já está fazendo o chamamento de professores por meio de concurso, comprando materiais. Além disso, foi disponibilizado pelo Governo de Minas, R$15 milhões para a instalação do Centro de Empreendedorismo. Serão 4mil metros quadrados de estrutura para o BC Tec. O campus itabirano tem aproximadamente 2280 alunos, 150 docentes, 70 técnicos e 70 anistiados. Mais de 50% dos alunos são oriundos de Itabira.