Um estudo recente publicado na revista Science Advances revelou que o uso de antibióticos pode aumentar o risco de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Pesquisadores descobriram que medicamentos antimicrobianos podem interferir na camada de muco que protege o intestino, facilitando o surgimento dessas condições.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Colo Proctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais afetam mais de cinco milhões de pessoas no mundo, sendo que 100 a cada 100 mil brasileiros convivem com essas enfermidades. Embora as causas exatas ainda sejam desconhecidas, acredita-se que uma resposta imunológica inadequada a bactérias comuns no intestino, especialmente em pessoas com predisposição genética, pode estar envolvida.
O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Bar-Ilan, em Israel, destaca que o uso de antibióticos pode danificar a camada de muco que separa o sistema imunológico do microbioma intestinal, aumentando a chance de infecções e inflamações. Em testes com camundongos, os antibióticos impediram a secreção do muco protetor, permitindo a infiltração de bactérias prejudiciais.
Esses achados reforçam a necessidade de cautela no uso de antibióticos, considerando seus impactos na saúde intestinal. A equipe de pesquisadores agora se dedica a investigar tratamentos que possam mitigar esses efeitos adversos.
FONTE: Cnn Brasil