Tatiana Santos
O Valeriodoce encerrou a tarde deste sábado (11) com a sua terceira derrota no Campeonato Mineiro-Segunda Divisão. Desta vez, o time de Itabira foi vencido pelo América-TO por 3 a 1, jogando em casa (no Estádio Israel Pinheiro). Na semana anterior, o VEC havia vencido o Contagem por 4 a 2, resultado decidido nos pênaltis, o que elevou a esperança dos valerianos. O clube itabirano já estava há quatro jogos invicto, e precisaria finalizar a partida com pelo menos mais um gol. Com isso, jogaria no próximo sábado (18) pela vitória simples para disputar nos pênaltis. Mas com o placar de 3 a 1, a vitória simples do clube itabirano no sábado que vem dá classificação para a final ao América, lhe garantindo o acesso ao Módulo 2, em 2024. Agora, para continuar tentando o acesso, o Dragão precisa vencer com dois gols de diferença pelo menos, no jogo de volta no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni.
Iniciando a partida com pressão do Valério sobre o time de Teófilo Otoni, antes mesmo do primeiro minuto, o Dragão já assustou o América, através de uma bola forte de Fornanzier de esquerda, resultando em um escanteio em favor do VEC. O clube itabirano abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, com uma bola passada de Felipe Muranga para Valdívia, uma bola cruzada que levou ao primeiro e único gol valeriano.
Empurrões e cartões amarelos
O valeriano Alberto levou o primeiro cartão amarelo, devido a uma falta sobre o americano Natan. A penalidade deu início a um empurra empurra pelo camisa 2 do América (Mateus Lima), o que causou um revide de alguns atletas do Valério, com interferência dos teófilo-otoneses, o que foi apaziguado pelo árbitro. Com a sequência de empurrões, quem também foi penalizado com o amarelo foi Erivelton (capitão do América), assim como Jordan (capitão do Valério).
O americano Kennedy cobrou a falta e conseguiu empatar o placar com uma bola alçada na entrada da área do Valério, três minutos após o primeiro gol valeriano, ficando portanto, em 1 a 1. O segundo gol do América foi feito depois de um intervalo, por Diego da Silva de cabeça, aproveitando o cruzamento de Mateus Lima pela linha de fundo, ainda no primeiro tempo. A partir de então, o Valério se mostrou menos vigoroso, enquanto o rival crescia.
Kennedy sozinho e com folga para o terceiro gol
O terceiro gol veio pouco mais de 19 minutos do segundo tempo, com a perda da bola de Ruandre para o americano Kennedy. Ele entrou sozinho pela direita sem ser impedido pelos jogadores do VEC, bateu cruzado para o gol, e de bola rasteira, conseguiu balançar a rede do Valério, culminando no 3 a 1, abrindo uma grande vantagem. O América realizou uma partida semelhante ao que fez na primeira fase, onde apenas dois jogadores americanos conseguiram driblar a zaga completa do Valério, sem nenhum valeriano se aproximar para combater. O VEC teve poucos chutes a gol, principalmente no segundo tempo.
Leia também: