Tatiana Santos
O ex-vereador José Celso de Assis, que morreu em decorrência de um infarto na madrugada desta quarta-feira (20/11), deixou uma marca importante na política em seus sete mandatos na Câmara de Itabira.
Durante o velório do político, o vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva (Diguerê) falou sobre a importância do avô para o município, a família e amigos.
Ele iniciou lembrando que o político teve como principal objetivo pensar nos menos favorecidos, focando no bem-estar da população itabirana. O destaque de Rodrigo foi para o homem que sempre prezou pela família: “Um homem íntegro, que deixou a minha avó Diná, que sempre foi uma grande companheira dele por toda a vida, e também seis filhos, dez netos. Nós ficamos muito felizes com as mensagens que estamos recebendo”, agradeceu.
Católico cheio de fé
Rodrigo disse acreditar que outra importante herança deixada por Zé Celso, como era conhecido, além do trabalho político, também era a fé que sempre expressou, já que era um católico fervoroso: “O legado que ele teve, de sete mandados, duas presidências de Câmara, e tantos outros feitos pela nossa cidade, mas sobretudo a humildade e a fé em Deus, as orações, também era Vicentino.
Então, sempre fez pelo menos favorecidos, é um grande legado que ele deixa para toda a população itabirana”.
O que muitos podem não saber, é que Zé Celso chegou a assumir a Prefeitura de Itabira por um tempo, no governo do ex-prefeito José Maurício Silva, como recorda Rodrigo. Na ocasião, ele era presidente da Câmara, e segundo o neto, “deixou sua marca para a comunidade do bairro Praia, fez a avenida João Camilo de Oliveira Torres”, localidade em ele residiu pela vida inteira.
Coração generoso
Por fim, Diguerê afirmou que o avô sempre foi uma pessoa de coração generoso. “Com certeza deixou um legado não só para mim, que sou neto, para os familiares mais próximos, mas para toda uma população. As pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo de perto, sabem a bondade e o coração que ele teve. Nunca aumentou a voz para ninguém, sempre muito sábio, muito ouvinte, muito conciliador, e ajudou muita gente na vida. Matou a fome de muita gente. Ajudou muita gente em diversas situações, indiferente da política, mas pelo trabalho vicentino e pela fé em Deus e o desejo de servir ao próximo, que é o legado que ele deixa para todos nós”, encerrou o vereador, resaltando que o itabirano sempre será lembrado por todo município.
Leia mais: