Tatiana Santos
A noite da última sexta-feira (24) foi de conquista para os alunos que participaram do 1º Curso de Libras Básico promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Itabira (Apasita). Os participantes receberam os certificados de conclusão da capacitação. O evento foi realizado no Miniauditório do Centro Universitário Funcesi.
Esse foi o primeiro grupo da área da Saúde do município que integraram o projeto. Um total de 25 participantes receberam o diploma. Dentre os formandos, estavam servidores públicos do Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dos Programas de Saúde da Família (PSF), agentes de saúde e outros integrantes da área da Saúde.
Para a presidente da Apasita, Enilsa Gregório Soares, a capacitação foi de grande relevância para os servidores da Saúde e proporcionará melhor interação para atender os que precisam dos serviços do município. “Esse curso de Libras foi muito importante para as equipes de saúde pública, onde os usuários que dependem da comunicação em Libras vão se sentir mais acolhidos”, ressaltou à reportagem do programa Conexão Regional.
Enilsa afirmou ainda que este foi o primeiro passo para que a Apasita possa realizar mais capacitações e os alunos buscarem mais conhecimento no âmbito da linguagem de sinais. “De agora em diante, que possamos avançar nos cursos para que os alunos possam ser fluentes na língua de sinais. Eles fizeram um curso básico e agora precisam evoluir”, projetou. O instrutor do curso foi Pedro Gregório, filho de Enilsa, que possui deficiência auditiva. A formatura contou com a participação muito importante das intérpretes Silvana Sá e Almerita Alvarenga. A iniciativa foi promovida pela Apasita, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e e o projeto Valorizar Vale.
Leia também: