Tatiana Santos
O Censo SUAS, que coleta dados das Secretarias e Conselhos de Assistência Social dos Estados e Municípios, revelou que 95% das cidades brasileiras tem ao menos um CRAS implantado. Mas, nem todas as pessoas sabem o que a sigla significa. CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social e funciona como uma porta de entrada das famílias para a política de assistências sociais.
A psicóloga Izabel Alves comenta sobre a atuação do órgão junto à comunidade e sua importância. A unidade atende pessoas em situação de vulnerabilidade e promove serviços sociais para que as famílias sejam retiradas dessas situações. Oferta inúmeros serviços voltados às crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência. “O principal serviço é o trabalho social com a comunidade local para o fortalecimento de vínculo das famílias no seio familiar, promover o direito, a melhoria e a qualidade de vida dessas famílias”, esclarece.
De acordo com a profissional, para receber as pessoas que precisam dos serviços oferecidos pelo órgão, há no mínimo, psicólogo e assistente social em uma equipe básica. Dependendo do porte da unidade, atuam técnicos e outros profissionais.
Programas socais
No CRAS, é possível acessar diversos programas sociais do governo. O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são alguns desses serviços. Izabel exemplifica que no caso do BPC, uma pessoa que já tenha mais de 60 anos tem direito a aposentadoria por idade, assim como crianças com autismo (de acordo com o grau), pessoas com deficiências.
“São vários benefícios que a pessoa pode ter através do CRAS, ter essa orientação. Isenção de taxas em concurso, pode fazer o NIS através do CRAS. Pode fazer a inscrição para concurso público (municipal, estadual e federal), e dependendo da situação, a pessoa não pagará a taxa de inscrição”, finaliza.
@isabelalves.psi