Por Tatiana Santos
Histórias de superação mostram como a força e a esperança podem transformar momentos difíceis em motivos para celebrar a vida, e Apolinária Batista de Jesus ilustra muito bem essa garra. Aos 93 anos ela concluiu nessa quarta-feira (28/10), suas 10 sessões de radioterapia no Núcleo Elo: Esperança e Luz na Oncologia, que fica no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira. Moradora da cidade de Dores de Guanhães, ela celebrou o fim do tratamento cercada por familiares e profissionais que acompanharam sua jornada de cuidado na unidade de saúde.
Para marcar o encerramento da etapa, Apolinária realizou o tradicional gesto de tocar o sino do hospital e foi acolhida por quem o aguardava do lado de fora. O ato simboliza a vitória dos pacientes contra o câncer e o encerramento de um ciclo importante marcado por superação, coragem e dedicação de toda a equipe médica, além da força de quem viveu essa fase.
O momento foi celebrado com muita emoção no hospital, que destacou a importância de valorizar cada passo dessa trajetória. “Existem vitórias que nos lembram que cada etapa da caminhada merece ser celebrada, e nunca é demais reconhecer a força de quem segue em frente, um dia de cada vez”, celebrou a equipe do HNSD.
A equipe médica e os profissionais do núcleo se mostraram na torcida para que os próximos capítulos da vida de Apolinária sejam repletos de saúde: “Desejamos que os próximos capítulos sejam repletos de saúde, tranquilidade, carinho e muitos momentos felizes. Que cada novo amanhecer traga paz ao coração e motivos para sorrir. Agora é tempo de florescer”. Cheia de sorrisos e muito entusiasmo, a paciente retornou para casa com a expectativa de dias mais tranquilos ao lado da família.
Confira: