Professores do ensino médio em Minas recebem computadores para dinamizar aulas

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

A rede pública estadual de ensino está recebendo para professores e especialistas do ensino médio, Chromebooks, que são computadores intuitivos e de simples utilização, desenvolvidos pelo Google. Os equipamentos já estão sendo usados para dinamizar a aplicação dos conteúdos e facilitar a atuação dos profissionais da educação. 

Distribuídos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), os equipamentos começaram a ser enviados às escolas em julho. Devido ao grande quantitativo, as entregas estão ocorrendo de forma gradativa para toda a rede, até o mês de novembro. Do total de 65.485 Chromebooks, cerca de 80% já foram enviados às escolas e Superintendências Regionais de Ensino, e após a entrega, podem ser configurados e conectados pelos servidores. 

“Com a utilização dos Chromebooks, os profissionais terão acesso mais rápido e ágil aos aplicativos educacionais, bem como aos mais diversos aplicativos utilizados por eles em sala de aula. Isso facilita e enriquece muito o ensino, possibilitando que esses estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva e digital”, comenta o subsecretário de Administração, José Roberto Avelar.

Investimentos

O investimento total é de R$ 123 milhões, recursos provenientes dos governos Estadual eFederal, por meio da Secretaria de Educação mineira. Os recursos federais foram viabilizados pela Lei da Conectividade, Lei nº 14.172/2021, que dispõe sobre a assistência da União para garantir acesso à internet, com fins educacionais. Os equipamentos são cedidos aos profissionais, mas pertencem ao Estado. 

Além dos professores e especialistas, estão sendo destinados um equipamento para cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) das 47 regionais do estado, que têm acesso liberado e integrado aos serviços de todas as ferramentas do Google Workspace for Education e ferramentas da SEE/MG, como o Diário Escolar Digital (DED), sistema para preenchimento dos diários e notas de avaliações da rede estadual, dentre outras ferramentas pedagógicas. 

Ensino e aprendizagem

O uso dos aparelhos permite que os professores e especialistas desenvolvam estratégias de enriquecimento da didática aplicada nas aulas e de diversificação de abordagens pedagógicas, contribuindo para as ações de ensino e aprendizagem e para a efetividade da aplicação dos conteúdos. 

Com informações: Agência Minas

Leia também:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

 Batida entre ambulância do Samu e carro deixa 2 mortos e 2 feridos no interior de Minas

Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo uma ambulância e um carro na MG-202, em...

Vagas de Emprego Sine 22/11/2024

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA – 03 vagas Vaga para trabalhar em supermercado...