A partir desta terça-feira, INSS vai enviar notificação para quem teve desconto de mensalidades

INSS anunciou que atendimento a beneficiário lesado por esquema de fraudes será feita de forma exclusiva pela plataforma Meu INSS, que pode ser acessada via site ou aplicativo Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Informações estarão disponíveis no aplicativo ‘Meu INSS’, mas governo avalia atendimento presencial na Caixa ou nos Correios a vítimas das fraudes no INSS

A partir desta terça-feira (13), o governo federal começou a notificar os beneficiários que tiveram descontos associativos nos benefícios identificados pelo órgão, de forma exclusiva pela plataforma Meu INSS, que pode ser acessada via site ou aplicativo.

E, a partir de quarta-feira (14), dois canais estarão disponíveis para que os segurados possam verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado: a plataforma “Meu INSS” e a central de atendimento 135.

O governo ainda estuda a possibilidade de realizar atendimento presencial nas agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

Desde quinta-feira (8), o governo envia um comunicado, também pelo canal Meu INSS, aos segurados que não sofreram nenhum desconto.

Investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou um esquema nacional de descontos associativos não autorizados feitos por sindicatos em aposentadorias e pensões, que retiraram R$ 6,3 bilhões dos beneficiários entre 2019 e 2024.  Desse total, o governo ainda identifica quanto foi descontado ilegalmente e quanto foi devidamente autorizado pelo beneficiário.

Entenda como será o esquema de ressarcimento desse dinheiro descontado sem autorização

No dia seguinte à notificação do INSS, o cidadão será informado sobre qual associação realizou o desconto, o valor cobrado e o período.

Com esses dados em mãos, o segurado vai poder confirmar se autorizou o desconto ou não, de forma simples e digital. Não será necessário incluir ou apresentar documentos.

“Ele simplesmente vai clicar e falar: esse desconto eu não reconheço, eu não autorizei, eu não dei autorização para aquela associação fazer”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Caso não tenha autorizado o desconto, o beneficiário poderá selecionar uma opção, para ter o ressarcimento.

A associação terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado, juntando no sistema três informações: comprovação de associação, autorização do desconto e documento de identidade do segurado.

Caso a associação não comprove o vínculo, ela terá 15 dias úteis para realizar o pagamento ao INSS, que será repassado ao segurado por meio de folha suplementar.

O sistema do INSS automaticamente gerará uma cobrança para a associação responsável pelo desconto indevido. O ressarcimento será feito diretamente na conta onde os beneficiários recebem os pagamentos previdenciários.

“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou o presidente do INSS.

A devolução dos recursos será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020. Mas o INSS não informou a partir de qual data começará o ressarcimento.

Entre os dias 26 de maio e 6 de junho, aposentados e pensionistas que tiveram descontos em abril já receberão a devolução desses valores.

Cuidados com golpes

Os segurados devem entrar em contato diretamente com o INSS, sem pedir para que outras pessoas façam, para evitar novos golpes.

Em caso de problemas, uma alternativa será a central de atendimento 135. O cidadão poderá pedir que um servidor do INSS acesse o “Meu INSS” dele.

A orientação é não abrir e-mails ou mensagens de WhatsApp. “O INSS não se comunica com você por nenhum outro meio que não seja o canal Meu INSS”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

FONTE: OTEMPO

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