STF muda regras sobre herança e derruba critério por número de filhos

Supremo liberou partilha de herança sem pagar imposto antecipado e proibiu critério de filhos para promoção no Ministério Público do Ceará.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou duas decisões importantes nesta semana. Uma delas trata de heranças e a outra, de promoções no serviço público. Veja o que mudou:

1. Partilha de herança sem pagar imposto antes

O STF decidiu que, em casos de partilha amigável (chamada de arrolamento sumário), não é preciso pagar o imposto sobre herança (ITCMD) antes de receber a carta de partilha ou adjudicação.

Na prática, isso facilita e acelera o processo para quem vai dividir bens deixados por uma pessoa que faleceu, desde que os herdeiros estejam de acordo.

A decisão vale para todo o Brasil e mantém o que já estava previsto no Código de Processo Civil. O STF entendeu que a exigência do pagamento antecipado não se aplica nesse tipo de processo simplificado.

2. Promoção no MP não pode usar número de filhos como critério

O STF também derrubou uma regra do Estado do Ceará que usava o número de filhos e o tempo de serviço público como critério de desempate para promoção de membros do Ministério Público.

Para o STF, esses critérios não estão previstos na lei nacional e ferem o princípio da igualdade, porque beneficiam algumas pessoas por motivos que não têm a ver com o desempenho na carreira.

A partir de agora, essas regras não podem mais ser aplicadas, mas a decisão só vale para o futuro (efeito “ex nunc”).

As decisões foram tomadas nas ações ADI 5894 (sobre herança) e ADI 7284 (sobre promoções no Ceará).

Fonte: O tempo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Artesãos de Itabira encontram apoio para transformar talento em negócio

Por Tatiana Santos Para quem trabalha com as mãos e busca transformar o talento em um negócio, a...

Projeto leva diversão e aprendizado a 140 alunos do Cmei Maria Tôrres Horta, em Itabira

Por Tatiana Santos A última terça-feira (03/03) foi marcada por sorrisos, movimento e muito...

Instituto ITI recebe Receita Federal em Itabira e alinha metas estratégicas para 2026

Por Tatiana Santos O Instituto ITI promoveu nesta sexta-feira (06/03) uma reunião de alinhamento...