STF muda regras sobre herança e derruba critério por número de filhos

Supremo liberou partilha de herança sem pagar imposto antecipado e proibiu critério de filhos para promoção no Ministério Público do Ceará.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou duas decisões importantes nesta semana. Uma delas trata de heranças e a outra, de promoções no serviço público. Veja o que mudou:

1. Partilha de herança sem pagar imposto antes

O STF decidiu que, em casos de partilha amigável (chamada de arrolamento sumário), não é preciso pagar o imposto sobre herança (ITCMD) antes de receber a carta de partilha ou adjudicação.

Na prática, isso facilita e acelera o processo para quem vai dividir bens deixados por uma pessoa que faleceu, desde que os herdeiros estejam de acordo.

A decisão vale para todo o Brasil e mantém o que já estava previsto no Código de Processo Civil. O STF entendeu que a exigência do pagamento antecipado não se aplica nesse tipo de processo simplificado.

2. Promoção no MP não pode usar número de filhos como critério

O STF também derrubou uma regra do Estado do Ceará que usava o número de filhos e o tempo de serviço público como critério de desempate para promoção de membros do Ministério Público.

Para o STF, esses critérios não estão previstos na lei nacional e ferem o princípio da igualdade, porque beneficiam algumas pessoas por motivos que não têm a ver com o desempenho na carreira.

A partir de agora, essas regras não podem mais ser aplicadas, mas a decisão só vale para o futuro (efeito “ex nunc”).

As decisões foram tomadas nas ações ADI 5894 (sobre herança) e ADI 7284 (sobre promoções no Ceará).

Fonte: O tempo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Itabira promove 4ª Edição do evento astronômico ‘On the Moon Again’

Por Tatiana Santos Uma das cidades com o céu noturno mais privilegiado do Brasil se prepara para...

Junho Vermelho: Sevor convoca comunidade para mobilização urgente de doação de sangue

Por Tatiana Santos O Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) lançou um apelo público direcionado a...

Com presença da Rádio Pontal, ‘Itabira em Destaque’ celebra o fortalecimento de marcas locais em noite de gala

Por Tatiana Santos O cenário empresarial de Itabira e região viveu uma noite inesquecível de...