Por Tatiana Santos
O nadador itabirano Arthur Rossi de Paiva colocou o nome de Itabira no topo do pódio internacional esta semana. Disputando o 14º Campeonato Sul-Americano de Natação e Águas Abertas Master e Premaster, em Recife (PE), o atleta se sagrou campeão sul-americano nas provas de 400 e 800 metros nado livre.
A competição, que reúne a elite da natação continental no Parque Aquático Santos Dumont, teve início na última segunda-feira (13) e segue até esta sexta-feira (17). As expectativas para Itabira continuam altas: Arthur ainda possui compromissos na agenda oficial do torneio e pode ampliar sua coleção de medalhas antes de retornar para casa.
Reconhecimento e gratidão
O feito repercutiu rapidamente na terra de Carlos Drummond. Nesta quinta-feira (16), o servidor público e professor de natação, Aloísio Carvalho ‘Loló’, homenageou o atleta em rede social. Amigo da família, Loló parabenizou não apenas Arthur, mas também seus pais, Ubiratan e Sandra, pelo incentivo. Na publicação, o professor estendeu os cumprimentos a Lino, profissional da natação reconhecido pelo trabalho nas categorias de base do município.
Em resposta à homenagem, o campeão afirmou: “Muito obrigado pelo reconhecimento. A gente sabe que nenhuma conquista é fruto de uma pessoa só. Tenho muita gente para agradecer. Mas, como você disse, você, Lino e tantos outros fazem parte dessa conquista”, declarou Arthur, lembrando que o foco permanece total nas três disputas que ainda restam.
Trajetória de fôlego
O sucesso em Recife não é por acaso. Arthur mantém uma relação íntima com a água desde os dois anos de idade, tendo estreado em competições aos oito. Sua trajetória é marcada por resultados expressivos e somente neste ano foram relevantes conquistas.
No último mês de março, o atleta encarou desafios de peso, como a 8ª Ultra do Ita, onde conquistou o primeiro lugar em sua categoria no nado livre após percorrer exaustivos 15 km do Rio Itapanhaú, em Bertioga (SP). Pouco depois, alcançou a nona colocação geral na prova de 10 km dos Desafios Aquamundo, em Capitólio (MG). “Feliz demais com o resultado, sobretudo, em tão pouco tempo de preparação”, descreveu, na ocasião.
Este histórico vitorioso vem de longa data. Em 2017, durante os Jogos Universitários Mineiros (JUMs), Arthur já demonstrava sua dominância ao conquistar a medalha de ouro em todas as provas que disputou, incluindo os 50 e 100 metros nos estilos borboleta e livre. Agora, com o título sul-americano no currículo, o nadador reafirma sua posição como um dos grandes nomes do esporte mineiro.