Tatiana Santos
Em março, a saúde da mulher ganha maior destaque, com a Campanha do Laço Lilás, alusiva ao Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de Colo do Útero. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a doença é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A ginecologista Lia Vieira Boufleur Drumond, de Itabira, explica a importância de conhecer sobre a doença e a prevenção. A campanha, segundo informou, foca também em orientar quanto à vacinação contra o HPV e sobre o exame preventivo, conhecido como papanicolau, que deve ser realizado com regularidade. Conforme dra Lia, é essencial “reforçar a importância de fazer a prevenção de uma doença que é prevenível, que é curável, e que ainda, infelizmente, mata muitas mulheres mundo afora”.
Vacinas
A profissional ressalta que na rede pública, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), há vacina contra o HPV, tanto para meninas quanto para meninos de 9 até quase 15 anos de idade. “Essa vacinação é gratuita. É a mesma vacina das clínicas particulares, dos laboratórios que fazem vacina. Então, é inadmissível que mães não levem suas filhas ou seus filhos para poderem vacinar, porque é efetivamente a forma de prevenir o câncer de colo”, alerta.
Ainda segundo a ginecologista, passada essa idade, a vacina não fica mais disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), então as pessoas podem tomar esses imunizantes nos laboratórios, nas clínicas de vacinação. Dra Lia explica que pode-se afirmar que 100% dos casos de câncer de colo está associado com o vírus do HPV, que é o vírus do papiloma humano. Um vírus bastante já conhecido, e que tem mais de 200 tipos, sendo alguns mais graves, mais agressivos e que podem levar ao desenvolvimento do câncer.
Exame regular
Além das vacinas, como mencionado pela médica, é fundamental a realização do exame preventivo (papanicolau). “É o exame que também as unidades básicas de saúde têm, que os ginecologistas fazem nos seus consultórios, em clínicas. Então, esse exame feito periodicamente vai ser a forma de a mulher fazer a prevenção do câncer de colo”.
Isso, para tratar lesões iniciais que não vão desenvolver até o câncer. Dra Lia ainda recomenda: “E lógico que a gente fazer o uso do preservativo nas relações, porque o vírus, ele vem através do contato sexual. Então, se você usa um preservativo, você já está fazendo essa prevenção. Prevenção também em cuidar da sua saúde, com seus bons hábitos, saúde, alimentação, saúde emocional”, finaliza a ginecologista.