Por Tatiana Santos
A paixão pelas duas rodas, o espírito de irmandade e o verdadeiro estilo de vida do motociclisimo prometem movimentar Itabira no próximo dia 16 de agosto. O moto clube Ronin Off the Road realiza a celebração do seu 8º aniversário, evento gratuito e aberto a toda a população que será sediado na praça do Campestre, a partir das 10h. Realizada em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Campestre (Acobac), a festa promete unir rock’n’roll, gastronomia e a recepção calorosa de motociclistas de diversas partes do país.
A programação contará com uma estrutura de praça de alimentação com trailers e shows ao vivo das bandas Tio Chico e Savassi. O encontro já tem presença confirmada de motoclubes de cidades vizinhas, como João Monlevade, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Belo Horizonte, também visitantes dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além do entretenimento, o evento busca fomentar a economia local, movimentando setores como hotelaria e gastronomia.
Irmandade é essência do grupo
Fundado por Marcos Freitas e mais três amigos apaixonados pelas duas rodas, o moto clube chega aos oito anos de atuação em Itabira e toda a região. O presidente é Marcos Freitas. De acordo com a vice-presidente do moto clube, Dani Pinho, o propósito do grupo vai muito além de rodar pelas estradas e envolve valores fundamentais de convivência e respeito mútuo.
“O nosso lema é Irmandade, Igualdade, Respeito e Honra. A gente preza muito isso: irmandade é uma família só, o problema de um é o problema de todos. Não é apenas rodar ou passear. Quando a gente se reúne, preza muito essa questão”, afirma.
O engajamento social é outra marca registrada da equipe. Ao longo dos anos, o moto clube promoveu ações solidárias marcantes na cidade, como a arrecadação expressiva de alimentos destinados ao Lar de Ozanam durante o aniversário anterior, além do apoio financeiro mútuo entre a comunidade motociclista em momentos de dificuldade.
Igualdade
O evento comemorativo do dia 16 se propõe a desmistificar preconceitos que ainda cercam o universo das motocicletas, incluindo a estética do couro e o uso frequente da caveira como símbolo. Dani explica o verdadeiro significado do emblema para a cultura do grupo: “A caveira simboliza a igualdade. Todos nós por dentro somos caveira. Você vê um esqueleto e não sabe se é mulher, homem, branco ou negro. Todos nós somos iguais e todos merecem respeito”.
Para acompanhar as novidades e obter mais detalhes sobre a celebração, o público pode acessar o perfil oficial do grupo no Instagram: @roninofftheroaditabira.