Receita Fácil Pontal FM: bolo de fubá com maisena

Foto: Shutterstock

Se você está em busca de um bolo caseiro simples, fofo e cheio de sabor, o bolo de fubá com maisena é a escolha perfeita. Ele tem uma textura tão macia que ganhou o apelido de “bolo algodão”. Ideal para servir no lanche da tarde ou no café da manhã, é o tipo de receita que agrada a família toda e ainda traz aquele gostinho nostálgico da casa da vó.

Ingredientes simples e resultado surpreendente

  • 250 g de fubá mimoso (bem fininho)
  • 300 ml de leite quente
  • 3 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 100 ml de óleo
  • 1 xícara (chá) de amido de milho (maisena)
  • 50 g de queijo ralado (ou substitua por coco ralado ou erva-doce)
  • 1 pitada de sal
  • 1 tampinha de fermento químico em pó

Modo de preparo sem mistério

  1. Em uma tigela, misture o fubá com o leite quente e deixe descansar por 10 minutos.
  2. No liquidificador, bata os ovos, o açúcar e o óleo por 2 minutos.
  3. Adicione a mistura de fubá com leite ao liquidificador e bata novamente.
  4. Acrescente o amido de milho, o queijo ralado (ou substituto) e o sal. Bata por mais 1 minuto.
  5. Por último, coloque o fermento e misture com uma espátula, sem bater demais.
  6. Despeje a massa em uma forma untada (20 x 10 cm) e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 a 40 minutos.
  7. Retire do forno, espere esfriar e desenforme com cuidado.

Por que ele é tão especial?

Esse bolo de fubá com maisena se destaca principalmente pela leveza da massa, que fica incrivelmente macia graças ao uso do amido de milho. A textura lembra algodão, o que justifica o apelido carinhoso da receita. Além disso, o fubá mimoso traz um sabor delicado e característico que remete aos bolos feitos no interior, daqueles que a gente comia na casa da avó, acompanhado de café passado na hora.

Outro diferencial está na versatilidade da receita. É possível adaptá-la de acordo com o gosto pessoal: usando queijo ralado para uma versão mais salgadinha, coco ralado para um toque adocicado ou erva-doce para aquele aroma de festa junina. E o melhor: esse bolo costuma ficar ainda mais gostoso no dia seguinte, com a textura ainda mais aveludada e o sabor mais apurado.

Esse é o tipo de bolo que não precisa de cobertura nem recheio. A graça está justamente na simplicidade e no sabor marcante de cada pedaço. Sirva com café passado na hora e prepare-se para os elogios!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Prefeitura divulga sobre o funcionamento dos serviços públicos durante o feriadão em Itabira

Em razão do feriado da Semana Santa, a Prefeitura de Itabira informa que o funcionamento dos...

Com elenco montado, diretor do Valério não descarta contratações “se houver alguma necessidade”

Tatiana Santos Durante a coletiva de imprensa realizada pelo Valeriodoce Esporte Clube (VEC) na...

Vídeo: vírus de celular pode esvaziar conta bancária a partir de fraude no Pix; saiba como funciona

BRats pode atacar celular de quem baixa aplicativos fora das lojas oficiais A esteira de novos...